Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

WhatsApp Pagamentos é suspenso no Brasil pelo CADE e Bacen

há 4 anos

Essa semana publicamos aqui no JusBrasil a notícia sobre o WhatsApp Pagamentos.

📲 “Em tempos de crise econômica, nada mais bem-vindo do que uma nova fonte de receitas de negócios”, dissemos.

Após o Facebook anunciar que o Brasil seria o primeiro país a receber uma atualização do aplicativo que permitiria envio e recebimento de dinheiro, além de pagamentos por produtos e serviços para contas do WhatsApp Business, o Banco Central e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) decidiram suspender a ferramenta.

O uso de contas comerciais por meio do WhatsApp Busines tem a empresa Cielo como parceira e permite que o comerciante solicite e receba pagamentos ilimitados, tanto de crédito quanto de débito.

Medida cautelar suspende o WhatsApp Pagamentos

Contudo, através de uma medida cautelar o CADE suspendeu o aplicativo, alegando que a Cielo poderia se beneficiar da base de usuários do WhatsApp, que é gigantesca, se sobrepondo aos seus concorrentes com uma posição dominante.

Em nota, o Banco Central alegou que é necessário avaliar os riscos concorrenciais da implementação da ferramenta, bem como garantir o funcionamento adequado do Sistema de Pagamentos Brasileiro, o SPB.

O CADE também se manifestou: “O eventual início ou continuidade das operações sem a prévia análise do regulador poderia gerar danos irreparáveis ao SPB notadamente no que se refere à competição, eficiência e privacidade de dados".

O que o WhatsApp Pagamentos representa para o mercado?

Tenho ouvido opiniões divergentes sobre o assunto.

Alguns invocam a liberdade:" se eu quiser receber pelo Whats, o que o Estado tem a ver com isso? "

Outros invocam a prudência:"É um setor com alta carga regulatória; faz sentido evitar um movimento que prejudique a concorrência".

Há ainda os que se preocupam com o “obscuro interesse em ter acesso a dados de transações financeiras dos usuários que passarem a utilizar o sistema”, como disse um atento leitor de nossa página em uma outra publicação.

Particularmente, não sei quem está certo ou errado!

Mas me lembro da frase que diz que a tecnologia e a inovação não pedem licença, pedem desculpa.

Ou ainda, são o carro que já passou.

Ou seja, ameaçador ou não, é algo que está à nossa porta. Vai ser muito difícil segurar o ímpeto das Big Tech pelo mercado financeiro.

Estamos atentos aos próximos capítulos.

Fonte: CADE Notícias.

  • Sobre o autorEstratégias de Negociação de Dívidas Bancárias
  • Publicações29
  • Seguidores68
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações73
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/whatsapp-pagamentos-e-suspenso-no-brasil-pelo-cade-e-bacen/865733380

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)